BIO

Tuta Guedes, a sertaneja ligada no 220!

A música sempre esteve presente na vida da cantora Tuta Guedes, que cresceu em uma família de músicos. O nome vem de “Tutti frutti” por causa de uma manchinha avermelhada no rosto que todos diziam parecer com uma fruta. O apelido carinhoso foi adotado pela família. E o “Tutti”, virou “Tuta” e ficou. O Guedes foi um complemento.

Natural de Pirassununga, interior paulista, Tuta Guedes começou a carreira aos 15 anos. A sertaneja, que também é compositora, é autora de mais de 150 músicas. Em 2013, gravou o primeiro DVD da carreira, “O Motivo é Você – Ao Vivo”. Gravado nos Estúdios Quanta, em São Paulo, o trabalho foi mixado e masterizado em Nashville, nos Estados Unidos, no Blackbird Studio.

Com 20 faixas, o DVD conta com composições inéditas da artista, releituras e clássicos do sertanejo. Participam do trabalho o cantor Sérgio Reis em “Luar do Sertão”, a dupla Hugo e Tiago em “Para Para”, George Israel (saxofonista do Kid Abelha) na música “Você Jamais Vai Morrer em Mim” e a dupla Israel e Rodolffo divide os vocais com Tuta Guedes na canção “O Motivo é Você”.

Em 2015, Tuta Guedes foi um dos destaques da Festa de Peão de Barretos com o projeto #TutaElétrica, uma micareta sertaneja que mistura estilos musicais como o POP, funk, axé, rock e o próprio sertanejo. Ligada no 220, Tuta é elétrica e faz de suas apresentações uma envolvente experiência sonora capaz de não deixar ninguém parado. “Meu fãs sempre brincam que sou ligada no 220, daí surgiu a ideia para o nome da turnê. Gosto de apresentar coisas diferentes durante os shows, fazer essa mistura de ritmos e eletrizar o palco”, conta a artista.

Algumas músicas de Tuta Guedes já embalaram trilhas sonoras de seriados e novelas. Em 2010, a canção “Se Eu Te Pego Oh” marcou presença no seriado “A Vida Alheia”, da Rede Globo. Dois anos mais tarde, em 2012, os hits “Test Drive” e “Ai Ai Neném” foram os temas das irmãs Dóris Paranhos e Diva Paranhos, interpretadas por Roberta Gualda e Bárbara Borges na novela “Balacobaco”, da Rede Record. As duas músicas estão presentes no CD “Hoje Eu Vou Causar”.

Já no primeiro semestre de 2016, a sertaneja emplacou a música “Eu Descobri” na trilha sonora da novela “Eta Mundo Bom”, da Rede Globo. A canção foi a mais executada na trama das 18h e foi tema do casal Osório (Arthur Aguiar) e Gerusa (Giovanna Grigio). O videoclipe da música, gravado no Jardim Botânico de São Paulo e em Salto, interior paulista, já alcançou mais de 630 mil visualizações.

Atualmente, a sertaneja viaja todo o Brasil com a turnê #TutaElétrica. O show reúne os hits da cantora e os sucessos do axé, do pop e do sertanejo de raiz. E para coroar o sucesso da turnê, Tuta Guedes planeja gravar o segundo DVD da carreira até o início do próximo ano